Carinho

Solidariedade com os idosos do Asilo de Mendigos

Campanha de Natal do Diário Popular busca auxiliar três segmentos carentes da sociedade

Carlos Queiroz -

Há 135 anos o Asilo de Mendigos vem servindo como lar de idosos, levando a eles cuidados, amor e o carinho necessário. Atualmente, 97 pessoas vivem na instituição, na praça dom Antônio Zattera, número 338.

Apesar do nome, o local não é necessariamente para mendigos, mas para qualquer idoso. A questão histórica da instituição impede uma mudança de nome, esclarece a presidente Beatriz Rosa Xavier. Os moradores pagam atualmente 70% de um salário mínimo para viver no prédio. De acordo com Beatriz, esse dinheiro é destinado principalmente à compra de fraldas e medicamentos aos idosos, e o restante é proveniente de doações.

A época de Natal, repleta de boas ações, alavanca a quantidade de visitas e ajuda. Apesar disso, ainda há a carência de alimentos. Diariamente são servidas de seis a sete refeições. Apenas de leite são 45 litros gastos todos os dias. Produtos de limpeza e higiene também são necessários, em especial fraldas geriátricas de tamanhos G e GG.

Se de um lado faltam itens, de outro sobram. Em outros anos era comum a necessidade de doações de roupas. Porém, no último inverno foram recebidas mais roupas que o esperado, fazendo a instituição conseguir montar um estoque para os próximos dois invernos. No entanto, Beatriz ressalta a necessidade de seguir doando a outras instituições, afinal, ainda há quem sinta frio.

Carinho
Não só bens materiais são necessários no asilo. O afeto também faz-se preciso em grandes quantidades. O número de voluntários é pequeno, apesar do grande número de visitas e festas em dezembro. Passeios são realizados, mas em raras ocasiões.

A técnica em enfermagem Margarete Hachmann trabalha há três meses no asilo. Segundo ela, a necessidade de afeto é uma das mais urgentes no local. "Eles precisam de atenção e carinho na convivência. Gente para conversar... Eles sentem muita falta do contato físico", lamenta a profissional da saúde, lembrando da necessidade de sorrisos.

Na tarde desta segunda-feira (18), a banda da Brigada Militar (BM) fez uma apresentação aos idosos. Muitos dançaram, outros sorriram com as músicas. Atatiba Noé, no entanto, estava apenas observando. O senhor, que completa nesta terça 77 anos, apresentou-se como o trovador oficial e pesquisador do asilo. Por isso, prefere a trova e não a música. Ele vê a questão de remédios como a mais necessária. "Mas essa semana, tudo é festa. E eu gosto das brincadeiras e de versos", disse. Como não podia faltar, seu Noé apresentou-se aos colegas e à banda da BM, fazendo rimas para agradecer a presença e a música dos visitantes.

Campanha
O Asilo de Mendigos é uma das três instituições apoiadas pela campanha de Natal do Diário Popular. As doações serão destinadas ainda ao Instituto São Benedito e ao projeto Sopão de Rua. O objetivo é ajudar moradores de rua, idosos e crianças, pessoas de três segmentos considerados de risco. Doações podem ser feitas diretamente no Jornal, na rua 15 de Novembro, 718, até a próxima sexta-feira, em horário comercial. Dentre os principais itens necessitados estão brinquedos, alimentos, produtos de limpeza e higiene e fraldas geriátricas tamanhos G e GG. No entanto, qualquer tipo de doação é aceita.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prefeitura aguarda autorização para transferir arquivo morto Anterior

Prefeitura aguarda autorização para transferir arquivo morto

CMPC fala à imprensa sobre investimentos Próximo

CMPC fala à imprensa sobre investimentos

Deixe seu comentário